Natação: CNLA mostra a sua raça “em casa”

CNLA_Nacional_AA_Sines_2014O fim de semana de 2 e 3 de Agosto foi especial para o Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA) e para os seus atletas.

Pela primeira vez na História disputou-se na Baía de Sines – Praia Vasco da Gama, o Campeonato Nacional de Águas Abertas, nas distâncias de 5 Km (Juvenis, Juniores e Seniores), 5 Km em Contra-Relógio por Equipas e 3 Km (Masters). Especialmente galvanizados por nadar “em casa”, os cinco atletas do clube em competição – Isabel Cansado, Nélson Malheiros, David Gorgulho, Rodrigo Costa e Marco Vantaggiato – estiveram em evidência e alcançaram um honroso conjunto de resultados.

No 1º dia, da parte da tarde, disputou-se o Campeonato Nacional de 5 Km, com o CNLA a estar representado por Nélson Malheiros (Juvenis) e Rodrigo Costa (Seniores). O primeiro foi 8º classificado do seu escalão (23º absoluto masculino) e foi uma vez mais o melhor Juvenil-B do País, situação que já tinha ocorrido no Nacional de Longa Distância (Fase de Qualificação e Fase Final) e Nacional de 3 Km. Já o “capitão” do CNLA foi 6º classificado em Seniores (26º masculino absoluto), naquela que acabou por ser a sua “preparação” para mais um grande resultado… no dia seguinte!

E foi precisamente no domingo de manhã, no 2º dia de provas, que esteve em acção o maior contingente do CNLA, no Campeonato Nacional de Masters. Os três atletas masculinos fizeram a prova juntos e ajudaram-se mutuamente para todos obterem lugares de destaque.

David Gorgulho foi 3º absoluto e 2º Master-B (30-34 anos), Rodrigo Costa foi 4º absoluto e Campeão Nacional Master-C (35-39 anos) – o 2º título da época, depois da vitória no Nacional de 1,5 Km – e Marco Vantaggiato foi 5º absoluto e 1º em Masters-D (40-44 anos), apenas não obtendo oficialmente o título pelo facto de não ainda não ter nacionalidade portuguesa, à semelhança do que já tinha acontecido no Campeonato Nacional de 1,5 Km disputado em Maio, mas a realizar uma vez mais uma grande prova. A representante feminina do CNLA, Isabel Cansado, também se exibiu a bom nível e foi Vice-Campeã Nacional em Masters-E (45-49 anos), tendo sido 19ª classificada na geral.

As competições disputadas ao longo do fim-de-semana, que também incluíram o Contra-Relógio por Equipas (5 Km), foram organizadas pela Federação Portuguesa de Natação, Câmara Municipal de Sines e Associação de Natação do Alentejo, e contaram com o apoio logístico do CNLA.

Fonte:CNLA