Odemira: 23ª edição da FACECO dedicada aos ‘Produtos Locais’

Cartaz FACECO 2014Em São Teotónio, está tudo a postos para a 23ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, dedicada ao tema “Produtos Locais”, no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar.

O evento terá como objetivo a promoção do território, dos seus produtos e atividades, das coletividades e dos atores locais, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho.

A pecuária, agricultura, turismo, um intenso programa de animação e a gastronomia associada aos produtos de Odemira, com especial destaque para os produtos do mar, serão os pontos fortes do certame.

De acordo com o vereador Ricardo Cardoso, a FACECO é a verdadeira montra do concelho de Odemira.

O Pavilhão de Artesanato reunirá dezenas de artesãos do concelho a trabalhar ao vivo e mostrar as mais genuínas tradições locais.

No Pavilhão das Empresas será dado especial atenção ao turismo e ao projeto “Odemira BTT”, que irá implementar 1.200 km de percursos de BTT georreferenciados e assim criar a maior rede de BTT do país.

No Pavilhão dos Produtos Locais o visitante poderá encontrar os melhores sabores de Odemira: medronho, queijo, mel, enchidos, compotas e muitos petiscos. Ao nível municipal serão apresentadas as Políticas Municipais de Empreendedorismo, com destaque para o programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego “Odemira Empreende”.

O Pavilhão das Políticas Sociais de Odemira mostrará as estratégias e projetos municipais neste sector, com a participação das diversas instituições particulares de solidariedade social. Destaque ainda para o espaço Crédito Agrícola, que terá vários momentos de apresentação e debates.

A presença do setor pecuário será mais uma vez bastante forte, com a realização do 26º Concurso Nacional da Raça Bovina Limousine, 11º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e 19º Concurso Regional da Cabra Charnequeira. Será também promovido o 15º Concurso de Mel.

A FACECO será igualmente espaço para debate, com a realização dos colóquios “Produtos do Mar, produtos distintos e insubstituíveis” (sexta, 18 de julho, 14h) e “Aguardente de medronho – um produto a valorizar” (sábado, 19 de julho, 14h).

A animação do recinto e os espetáculos voltam a ser ponto forte da FACECO, este ano com as atuações de Adiafa (sexta), Virgem Suta (sábado) e Campaniça Trio (domingo). Muitas atividades para todos os públicos, com teatro, música tradicional, dança e desporto compõem o programa, com especial destaque para um verdadeiro parque de diversões especialmente dedicado aos mais novos.