Odemira: Agricultura familiar em debate nas Festas de Maio

326_ext_arquivoAgricultura familiar – sua importância para a sustentabilidade do Interior”, é tema para o colóquio que se realiza esta sexta-feira, no Centro Social de Amoreiras-Gare, no âmbito das Festas de Maio e da 10ª Feira do Interior do Concelho de Odemira, na localidade de Amoreiras-Gare, na freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

O colóquio tem por objetivo apresentar e debater casos práticos no âmbito da agricultura familiar, de projetos de hortas comunitárias, de adoção de novas tecnologias na agricultura, de dinamização dos produtores locais e da formação em agricultura, como base para a sustentabilidade do interior, e vai ao encontro do Ano Internacional da Agricultura Familiar, declarado em 2014 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).A moderação estará a cargo de Hélder Guerreiro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira.

 Serão apresentados os temas: Caso prático das hortas comunitárias de Castro Verde” (Artur Lagartinho, técnico superior da Câmara Municipal de Castro Verde), “Casos práticos de adaptação às alterações climáticas através de novas técnicas agrícolas” (André Vizinho, cofundador do Centro de Convergência), “Caso prático do Cabaz da Horta” (Telma Guerreiro, presidente da direção da TAIPA) e  “Formação das turmas PIEF em agricultura” (Pedro Louro, docente do Curso Vocacional de Floresta / Horticultura / Floricultura no Agrupamento de Escolas de Colos).

 A Festas de Maio e 10ª Feira do Interior do Concelho de Odemira decorrerão até ao dia 4 de maio, com um intenso programa de atividades que promove a cultura, a música tradicional, a gastronomia e o convívio, com destaque para a Exposição de Artesanato e Produtos Regionais.

A organização pertence à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras e INATEL.