Odemira: “Alentejo é Fish” inspira Festival das Gastronomias Mediterrânicas

alentejo é fishAlentejo também é Fish” é o tema que inspira o V Festival das Gastronomias Mediterrânicas que, este ano, a Entidade Regional de Turismo, realiza na Costa Alentejana, mais concretamente no concelho de Odemira, entre os dias 23 e 29 de Junho.

O evento – que aposta na valorização da gastronomia, dos produtos tradicionais e da cozinha e culturas do mediterrâneo – tem como pontos altos a realização da Festa das Gastronomias Mediterrânicas e de uma conferência que conta com especialistas de renome como oradores.

Dieta Mediterrânica Património Mundial – que futuro?”, “O nosso peixe, elemento diferenciador na Dieta Mediterrânica”, “O Turismo Experiencial e a Dieta Mediterrânica”; e “Turismo e o Mar: dinâmicas de desenvolvimento do Alentejo” são os títulos dos painéis a ser debatidos a 23 de Junho, no Cine-Teatro Camacho Costa, em Odemira.

Já a Festa das Gastronomias Mediterrânicas – cujo cartaz oferece aulas de culinária, cozinha de degustação, showcooking, provas e um Mercado dos Sabores -, decorre de 27 a 29 de Junho, em Vila Nova de Milfontes.

Os embaixadores do Alentejo Alexandra Lencastre, Jorge Corrula e Paula Lobo Antunes vão participar em algumas das múltiplas iniciativas agendadas, colaborando com os ilustres chefs na preparação de verdadeiras iguarias da culinária mediterrânica que têm o peixe como produto destaque.

Refira-se que o evento de valorização da gastronomia mediterrânica promovido pela Turismo do Alentejo e Ribatejo – já realizado em Évora, Beja, Portalegre e Santarém – tem vindo a afirmar-se como um importante palco de divulgação da tradição mediterrânica no território e, nas edições anteriores, atraiu milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país.