Odemira assinala Dia da Interculturalidade com almoço no Mercado Municipal (c/áudio)

As cerca de 60 nacionalidades existentes no concelho de Odemira vão assinalar, este sábado, o Dia da Interculturalidade com um conjunto de iniciativas que têm como objetivo a integração das centenas de migrantes, que todos os anos chegam aquele concelho, com a comunidade de acolhimento.

Este dia, implementado pela Câmara de Odemira, no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Imigrantes assinala-se pelo segundo ano consecutivo e, de acordo com a vereadora Deolinda Seno Luís procura quebrar barreiras.

 

Recorde-se que 15 por cento da população residente no concelho de Odemira, legalizada, é imigrante, em muito devido às explorações agrícolas existentes naquele território, por isso a autarca, que desde 2016 pôs em prática um conjunto de medidas para melhor definir o acolhimento e a integração dos imigrantes, defende a inclusão destes cidadãos.

 

No último ano, Odemira investiu mais de 300 mil euros, de fundos comunitários, na inclusão destes cidadãos.

 

Do programa faz parte um almoço, no Mercado Municipal de Odemira, onde não faltará a gastronomia dos quatro continentes, animação teatral, tertúlia, dança e música.

A partir das 12.30 horas, será servido um almoço volante, aberto a toda a população, com os resultados dos conhecimentos adquiridos pelos alunos do Curso de Cozinha da Escola Profissional de Odemira nos workshops dinamizados por cidadãos imigrantes sobre a gastronomia típica dos seus países/continentes de origem (Brasil, Nepal, Cabo Verde e Ucrânia), com a presença dos “chefs imigrantes” e de um prato português realizado pelo chef da EPO.

A partir das 13.30 horas, será apresentada uma animação teatral pelo Teatro do Mira, com produção de “Os Piscos”. Para as 14.30 horas está prevista a realização de uma tertúlia com o mote “Histórias de Migrações”. Para terminar em ambiente de festa, o Dia da Interculturalidade contra com a apresentação de Danças do Nepal, às 15.30 horas, seguindo-se a atuação do Grupo Musical Com Alma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*