Odemira: Conferência ‘Alentejo também é Fish’ no Cineteatro Camacho Costa

festival gastronomiasValorizar a gastronomia, os produtos tradicionais, a cozinha e a cultura do mediterrâneo, são os objetivos do 5º Festival das Gastronomias Mediterrânicas, que decorrerá de 23 e 29 de junho, em Odemira, com entradas livres.

O peixe, produto de excelência e mais-valia alentejana na gastronomia mediterrânica, será o protagonista do evento.

Para dia 23 de junho, segunda-feira, está agendada a conferência “O ALENTEJO TAMBÉM É FISH!”, www.turismodoalentejo-gastronomiasmediterranicas.com no Cineteatro Camacho Costa, que contará com mais de 25 oradores. A partir das 9.30 horas, Odemira receberá especialistas de renome para debaterem os efeitos da entrada de Portugal como país-membro da Dieta Mediterrânica Património da Humanidade, o consequente impacto na oferta turística da região e as suas implicações nas políticas e estratégias de desenvolvimento do país e da região.

Na sessão de abertura contará com José Alberto Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, e António Ceia Da Silva, Presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo – ERT, a entidade promotora deste evento.

Os painéis terão como temas “Dieta Mediterrânica património mundial – que futuro?”, “O nosso peixe, elemento diferenciador na Dieta Mediterrânica”, “O turismo experiencial e a Dieta Mediterrânica” e “Turismo e o mar: Dinâmicas de desenvolvimento do Alentejo”.

De 27 a 29 de junho o evento muda-se para Vila Nova de Milfontes, onde decorrerá a  “Festa das Gastronomias Mediterrânicas”, uma grande festa enogastronómica, junto à Praia da Franquia, em pleno estuário do rio Mira.

Demonstrações de culinária, aulas de cozinha e ações para crianças, orientadas por 15 chefes de cozinha, provas comentadas de vinhos e produtos alentejanos e o Mercado de Sabores com produtos locais são os pontos fortes da festa, num ambiente cuidado e animado por DJ residente, com entradas gratuitas.