Odemira: Conferência e tertúlia marcam Jornadas Europeias do Património

SABOIA1

Odemira associa-se às Jornadas Europeias do Património 2015, este ano subordinadas ao tema Património Industrial e Técnico.

No dia 26 de setembro, será realizada uma visita, seguida de conferência e tertúlia com antigos operários da Fábrica de Moagem de Sabóia, freguesia de interior odemirense.

A iniciativa terá início pelas 15.00 horas, com uma visita às instalações da moagem, que ainda mantém parte da antiga maquinaria. Seguir-se-á uma palestra pelo historiador António Martins Quaresma sobre o contexto histórico da moagem, sua importância social e económica no interior sul do concelho de Odemira.

Haverá ainda uma tertúlia com antigos funcionários, para testemunhar os tempos de laboração da unidade. Para fechar a atividade, será apresentada uma animação teatral pelo grupo “Piscos”, com o tema “Memórias da Moagem”.

As Jornadas Património  decorrerão por toda a Europa entre os dias 25, 26 e 27 de setembro. Com o tema “Património Industrial e Técnico”, pretende-se sensibilizar os cidadãos para a importância de um vasto conjunto do nosso património, que se revela em fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, lojas, vilas operárias, minas, portos, património da água e da luz, pequenas industrias artesanais, arquivos públicos e empresariais, testemunhos do engenho e criatividade de gerações passadas.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.

Em cada país é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, cujo acesso, na sua grande maioria, é gratuito.

Fonte:CMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*