Odemira: Há vida no charco

ha vida no charcoIntegrada nas atividades de Educação Ambiental do programa Bandeira Azul 2014, em parceria com a Associação Nacional de Conservação da Natureza – Quercus, o Múnicipio de Odemira promove dia 17 de maio, pelas 15h00, uma visita interpretativa guiada a uma zona de charcos perto da localidade de Almograve.

 

Esta atividade, tem como objetivo o reconhecimento dos valores naturais dos charcos temporários mediterrânicos e observação de anfibios e répteis.

Os charcos temporários mediterrânicos, que ocorrem na Costa Sudoeste de Portugal, são um habitat natural com uma biodiversidade muito específica, contudo, são um habitat muito ameaçado, devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural.

Um dos principais fatores que contribuem para o declínio deste habitat, são a intensificação da agricultura industrializada e o turismo. Durante a visita será dada especial atenção aos anfíbios e répteis, nomeadamente ao cágado de carapaça estriada.

As incrições de participação já se encontram abertas, e poderão ser realizadas até ao dia 14 de maio, tendo inscrições limitadas de 25 pessoas. O ponto de encontro será no Cais de Odemira, às 15h00 do dia 17 de maio.