Odemira: Projeto distinguido nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial

rotavicentina
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No âmbito dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014, o projeto “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom”, numa candidatura promovida pelo Município de Odemira em parceria com a Associação Casas Brancas, conquistou o 2.º lugar na fase nacional na categoria “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos”.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014 é uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia para distinguir as melhores práticas na promoção do empreendedorismo na Europa, a que o IAPMEI está associado desde o seu início como coordenador nacional.

Segundo o IAPMEI este ano Portugal contou com 53 projetos candidatos e foi pela terceira edição consecutiva, o país que mais candidatura mobilizou no conjunto dos 32 países participantes da iniciativa, tendo contribuído com 15% do total dos 358 projetos candidatos a nível internacional.

O projeto “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom”, coordenado pela Associação Casas Brancas em parceria com associação Almargem, os municípios, entre os quais o Município de Odemira, juntas de freguesia e empresas, é um percurso pedestre ao longo da costa Sudoeste de Portugal, numa aposta unânime entre privados e públicos, que encontram no Turismo de Natureza uma via de desenvolvimento incontornável para esta região.

Para além da implementação do caminho, o projeto prevê também a sua integração na oferta turística e comunidade local e a divulgação a nível nacional e internacional.

Concebida como estrutura pública, a Rota Vicentina pretende afirmar-se como uma característica definidora da região, viabilizando o seu usufruto através de uma das práticas mais naturais à condição humana – a caminhada – e contribuindo de forma inequívoca para a sustentabilidade do mundo rural, através da dinamização da atividade económica, estímulo das atividades e serviços já existentes, manutenção e reforço das tradições e cultura locais, incentivo à criação de novos negócios e promoção do destino fora das épocas de maior afluência.