Odemira: Resultados do PROTEC apresentados na costa alentejana

alentejo é fishO Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, recebe hoje a apresentação pública dos resultados do PROTEC – Estudos Científicos para a Proteção Marinha na Costa Alentejana.

O projeto PROTECT é financiado pelo Programa Operacional Pescas 2007-2013 (PROMAR), tendo como entidade promotora a Universidade de Évora, através do Laboratório de Ciências do Mar, com a parceria da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, através do Centro de Oceanografia, e da Associação de Armadores da Pesca Artesanal e do Cerco do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Entre 2010 e 2014 foram desenvolvidos vários estudos científicos com o principal objetivo de avaliar e monitorizar os efeitos da proteção marinha implementada na costa alentejana do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Os estudos foram dirigidos aos recursos naturais protegidos, nomeadamente aos recursos pesqueiros, através da análise da estrutura e o funcionamento de populações e comunidades biológicas, não esquecendo os aspetos socioeconómicos relacionados com os utilizadores afetados por esta proteção.