Odemira: Secretário de Estado do Ambiente visita praias

AlmograveO Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, tem agendada uma visita a Odemira e às praias das Furnas, Zambujeira do Mar e Alteirinhos, esta sexta-feira, dia 11 de julho, para conhecer de perto as intervenções no âmbito do programa Polis Litoral Sudoeste e da recuperação dos estragos provocados  pela tempestade “Hércules”.

A iniciativa é da responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, SA, e terá início em Odemira, pelas 9.00 horas, na sede no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Depois da sessão de apresentação das intervenções no âmbito do programa Polis Litoral Sudoeste, o Secretário de Estado, acompanhado pelo Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, SA, André Mattoso, e pelos vogais João Alves, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, e José Alberto Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, visitarão a Praia das Furnas, pelas 10.15 horas, e as praias da Zambujeira do Mar e Alteirinhos, pelas 11.00 horas.

A comitiva seguirá depois para o Município de Aljezur, para visita às intervenções nas praias da Samouqueira, Amoreiras e Vale Figueiras.

Estão em curso as obras de valorização e qualificação das praias das Furnas, Odeceixe Norte, Zambujeira do Mar e Alteirinhos, no âmbito do Programa de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste, com vista à requalificação das infraestruturas de apoio ao uso balnear, sobretudo ao nível das acessibilidades, recuperando os acessos viários e pedonais e ordenando o estacionamento, de modo a garantir a segurança, conforto e a salvaguarda dos valores naturais.

Recorde-se que o temporal Hércules, que aconteceu a 6 de janeiro, deixou um rasto de destruição no litoral odemirense, com prejuízos em equipamentos públicos que ascenderam a mais de meio milhão de euros e cerca de 150 mil euros de prejuízos a privados. As praias de Odemira foram afetadas sobretudo ao nível de acessos (escadarias, rampas e passadiços de madeira), tendo sido também necessária a reposição de areia na praia da Zambujeira do Mar.

A recuperação das praias tem sido uma prioridade, num esforço conjunto entre Município de Odemira, Administração Regional Hidrográfica, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e Sociedade Polis Litoral Sudoeste, SA.