Odemira: ‘Setembro Cultural’ com atividades para todos os gostos

setembrocultural_cartaz

O evento Setembro Cultural tem como objetivo promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e adicionar-lhe diferentes manifestações culturais.

Em Odemira, ao longo de todo o mês de setembro vão decorrer espetáculos musicais, cinema ambulante, teatro, simpósio de escultura exposições de pintura, jornadas do património a par da comemoração do feriado municipal e a tradicional cerimónia religiosa, bem como o aniversário da biblioteca municipal.


As atividades incluem a comemoração 15.º Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, no dia 4 de setembro, que irá proporcionar a toda a população uma programação com muitas surpresas, as quais a Oficina Criativa – Bonecos com História e o Teatro de Bonecos – Tempo D`Aldeia por Isabel Artesã de Histórias.

As comemorações terminam com a Inauguração da exposição “Tintas e Técnicas”, da Universidade Sénior de Odemira e o habitual bolo de aniversário.


O dia 8 será de festa em honra da Padroeira N.ª Sr.ª da Piedade, comemorando-se nesse dia o Feriado Municipal com a realização da IV Sessão Solene do Dia do Município na qual se irá distinguir várias entidades e individualidades.


De 7 a 20 de setembro a vila de Odemira vai ser palco para o V Simpósio Internacional de Escultura, com artistas de diversas nacionalidades a trabalhar ao vivo junto à zona Ribeirinha. O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do mediterrânico e do mundo lusófono.

O programa integra espetáculos musicais e uma grande performance de rua, e uma exposição de cerâmica e pintura “Mãe, Terra Mar”, nos dias 11 e 12 e 26 de setembro, respetivamente. De 19 de setembro e até 31 de outubro, a arte da representação será apadrinhada pelo Festival de Teatro de Odemira com várias exibições de grupos de teatro amador do concelho.


No dia 26 de Setembro assinalam-se as Jornadas do Património com o tema “Património Industrial e Técnico”, com iniciativas na antiga Fábrica da Moagem de Sabóia.


Estas iniciativas a par dos espetáculos musicais “Às quintas no Quintal”, bem como do II Ciclo de Cinema Ambulante que irá percorrer o concelho com o filme “sete Pecados Rurais” ao longo de todo o mês de setembro em Odemira estão integrados no evento Setembro Cultural.

Fonte:CMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*