Odemira: ‘Sonoridades e Sabores’ recupera música tradicional

programa_web-page-001

Sonoridades & Sabores” é o nome de um roteiro de música tradicional e gastronomia que acontecerá no concelho do Odemira, em quatro momentos, nos dias 7 e 28 de novembro e 12 e 26 de dezembro.

O evento convida a provar os melhores petiscos da região e ouvir canto ao baldão, viola campaniça, acordeonistas, poetas populares e grupos de música tradicional.

O primeiro momento acontecerá no dia 7 de novembro, no Café Porfírio, Vale Ferro, na Freguesia de Relíquias. No dia 28 de novembro, as Sonoridades acontecerão no Café Fortaleza, em Boavista dos Pinheiros.

No dia 12 de dezembro será visitado o Café Ângelo, em Cortes Pereiras, na Freguesia de Santa Clara-a-Velha. A última etapa está agendada para o dia 26 de dezembro, no Restaurante Eira da Lagoa, em Colos.

Nos quatro dias do roteiro “Sonoridades & Sabores”, a música encherá os espaços a partir das 15.30 horas, com canto ao baldão acompanhado pela viola campaniça. A partir das 18.00 horas, será dado espaço aos poetas populares e acordeonistas da região.

A partir das 19.30 horas e para dar música pela noite fora, os convidados deste ano serão os grupos “Atar e Por ao Fumeiro”, “Os Açordas”, “Maria do Alto Mira” e “Os Saramagos”.

Na componente gastronómica, os petiscos a provar serão a carne na banha, salada de orelha, enchidos, queijos, salada de bacalhau e cachola frita.

Como pratos principais, as ementas irão variar entre o cozido de couve, feijoada à alentejana, cozido de grão, galinha de cabidela, javali estufado, bochechas de porco, migas de espargos com carne frita e polvo à lagareiro.

Esta iniciativa é promovida pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e pelo Município de Odemira, desde 2006, com o objetivo de promover a cultura e a gastronomia locais.

Na edição deste ano, a iniciativa conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Relíquias, Boavista dos Pinheiros, Santa Clara-a-Velha e Colos.

Fonte:CMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*