Notice: Trying to get property of non-object in /home/antenami/public_html/wp-content/plugins/styles/classes/styles-customize.php on line 150

País: Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores critica técnicos de natação nas piscinas

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS) está preocupada com um projeto de lei do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, que coloca em causa a segurança dos utilizadores de piscinas e solicitou uma reunião urgente aos parlamentares.


O projeto de lei nº 366/XIII/2ª que visa alterar a Lei nº 68/2014, prevê que os técnicos de natação possam substituir os nadadores salvadores nas piscinas de uso público, por questões financeiras.

De acordo com a FEPONS esta alteração coloca em causa a segurança dos utilizadores das piscinas uma vez que, defende, “os técnicos de natação não têm habilitação e formação suficiente para garantir a segurança dos banhistas”.

Os técnicos têm apenas 4 horas de formação de Suporte Básico de Vida e 4 horas de formação de Salvamento Aquático Básico, quando tiram a sua formação base”, adianta a federação em comunicado.

No documento, a organização que representa os nadadores salvadores, refere que o único técnico habilitado e certificado no mundo para garantir a segurança aquático dos utilizadores de piscina é o nadador salvador com 150 horas de formação base em Suporte Básico de Vida, Primeiros Socorros e Salvamento Aquático, tendo que voltar a certificar a sua formação a cada 3 anos.

No entender da federação, esta medida vai contra a Norma Europeia nº 15288, que obriga a que os Estados Membros passem para a legislação nacional, a obrigatoriedade de as piscinas de uso público garantirem técnicos de segurança aquática e um dispositivo de segurança.

Segundo a Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores, as piscinas portuguesas têm uma média anual de 109,6 ocorrências totais e de 3,4 ocorrências graves, segundo um estudo apresentado em 2013 no Congresso Mundial de Prevenção do Afogamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *