País: Níveis muito elevados de exposição à radiação UV

Todo o território de Portugal continental, à exceção do distrito de Viana do Castelo, e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, estão hoje com risco ‘Muito Elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o IPMA, o distrito de Viana do Castelo apresenta risco ‘Elevado’.

Para as regiões com risco ‘Muito Elevado’, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Elevado’), 8 a 10 (‘Muito Elevado’) e superior a 11 (‘Extremo’).

O IPMA prevê para hoje uma pequena descida da temperatura máxima, com céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até final da manhã e a partir do final do dia.

Durante a tarde vai aumentar a nebulosidade no interior do país, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na região Norte. O vento vai soprar fraco a moderado (até 25 km/h) de noroeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h), por vezes com rajadas até 65 km/h no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas.

Os termómetros vão chegar até aos 32º em Beja e Évora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *