Parlamento Europeu lança novo sítio web dirigido aos cidadãos
O Parlamento Europeu (PE) lançou um novo sítio web que ilustra o impacto positivo da União Europeia (UE) na vida dos cidadãos.
O novo sítio web O que a Europa faz por mim, lançado a pouco mais de seis meses das eleições europeias, de 23 a 26 de maio de 2019, dá exemplos concretos dos contributos da UE para a vida dos cidadãos.
De que forma a Europa afeta o nosso quotidiano, que impacto tem nos nossos empregos, famílias, saúde, passatempos, viagens, segurança, escolhas enquanto consumidores e direitos sociais e que presença tem nas nossas vilas, cidades e regiões, são algumas das questões respondidas no site.
A secção “Na minha região” permite selecionar o local em que vive ou trabalha, explicando como a Europa está presente nessa cidade ou região. Abrange mais de 1.400 localidades em todos os países da UE.
Na secção “Na minha vida” poderá encontrar informação sobre o impacto da UE nas famílias, cuidados de saúde, viagens, segurança, escolhas dos consumidores ou nos direitos sociais, entre outros. As notas ilustram também o impacto da UE em várias áreas profissionais, desde os apicultores aos camionistas, e em atividades de lazer, como o desporto, a música e a televisão.
A terceira secção, “Em destaque”, incluirá mais informação sobre as políticas europeias, os grandes temas no Parlamento Europeu ao longo da atual legislatura e as perspetivas para o futuro.
“Os europeus perguntam o que a UE faz por eles. Este novo sítio Web do Parlamento Europeu fornece respostas claras e sem jargões. Será um instrumento valioso para aproximar a Europa dos cidadãos”, afirmou Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu.
As notas produzidas pelo serviço de estudos do Parlamento Europeu têm uma extensão de cerca de uma página e estão disponíveis para leitura, partilha ou reutilização.
Um Eurobarómetro publicado no mês passado revelou que 68% dos inquiridos considera que o seu país beneficiou com a pertença à UE.
Este sítio web, interativo e multilingue, conta já com cerca de 1.800 notas e receberá mais material e em mais versões linguísticas nos próximos meses.