Portugal quer o Porto de Sines no projeto chinês “Uma Faixa, Uma Rota”

O embaixador de Portugal em Pequim, José Augusto Duarte, reiterou na terça-feira que Portugal tem a ambição de incluir o Porto de Sines no projeto chinês ‘Uma Faixa, Uma Rota’.

“Portugal tem um interesse inequívoco em ficar conectado, com esta iniciativa, do ponto de vista económico”, afirmou o embaixador, durante uma conversa com os jornalistas, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong.

Para José Augusto Duarte este projecto pode ajudar bastante a economia portuguesa já que o país tem “uma posição estratégica única na Europa, de facilidade de ligação ao continente americano e ao continente (por mar) e por terra a toda esta massa continental euro-asiática”.

Anunciada pelo Presidente chinês, Xi Jinping, a inicitiva ‘Faixa Económica da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima do século XXI’ mais conhecida como “Uma Faixa, Uma Rota” está avaliada em 900 mil milhões de dólares, e visa reativar as antigas vias comerciais entre a China e a Europa através da Ásia Central, África e Sudeste Asiático.

Fonte: LUSA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *