Proteção Civil alerta para aumento da chuva, queda de neve e vento extremo

O aumento da precipitação, queda de neve e a intensificação do vento com possibilidade de formação de fenómenos extremos de vento e o agravamento da agitação marítima em toda a costa prevista para os próximos dias levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir novo aviso às populações.

Em comunicado, o IPMA alerta para o agravamento das condições meteorológicas a partir desta sexta-feira em Portugal Continental, tendo sido emitido aviso vermelho.

Devido ao aumento da precipitação e do vento forte, são esperadas cheias rápidas em meios urbanos havendo ainda possibilidade de inundações em zonas mais vulneráveis, danos em estruturas e possibilidade de queda de ramos ou árvores.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda a adoção de comportamentos adequados, em particular nas zonas mais vulneráveis como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adoção de uma condução defensiva, fixação de estruturas soltas e a não praticar atividades relacionadas com o mar ou junto à orla costeira.

A chuva vai afetar as regiões Norte e Centro com mais intensidade a partir da tarde desta quinta-feira, podendo ser acompanhada de trovada e granizo a partir de sexta-feira, quando se estenderá à região Sul.

Já o vento poderá atingir os 110 km/hora nas terras altas e os 85 km/hora no litoral.

Também deverá haver queda de neve, a partir do final desta quinta-feira, acima dos 1000 metros de altitude, sendo que, na sexta-feira, esta pode cair também entre os 600 e os 800 metros.

Quanto à agitação marítima, as ondas poderão atingir máximos de 15 metros, a norte do Cabo Raso, prevendo-se que o período mais crítico ocorra entre 12:00 e as 21:00 desta sexta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/antenami/public_html/wp-includes/functions.php on line 3813