Risco de exposição muito elevado à radiação ultravioleta hoje em Portugal

O risco de exposição a radiação ultravioleta (UV) é hoje muito elevado em Portugal, excetuando duas ilhas dos Açores, de acordo com informação disponibilizada no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
 
À exceção da ilha Terceira, onde o risco é baixo, e da ilha de São Miguel, onde o risco é elevado, todo o território nacional apresenta risco de exposição muito elevado à radiação UV.

Para as regiões com risco ‘muito elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é ‘baixo’, 3 a 5 (‘moderado’), 6 a 7 (‘elevado’), 8 a 10 (‘muito elevado’) e superior a 11 (‘extremo’).

O IPMA prevê para hoje, no continente, tempo quente com céu geralmente limpo, com aumento gradual de nebulosidade no litoral oeste e no barlavento Algarvio, uma pequena subida da temperatura mínima e uma pequena descida da máxima, que será acentuada no litoral das regiões Norte e Centro.

As temperaturas hoje vão oscilar nos 19 e 26 em Sines, entre os 19 e os 30 graus centígrados em Odemira e Santiago do Cacém, 18/33 em Setúbal, nos 20 e 34 em Grândola e 17 e 36 em Alcácer do Sal.

Fonte: Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *