Samba combate o frio e impõe ritmo aos últimos preparativos do Carnaval de Sines

 

Sines está em contagem decrescente para o Carnaval que sai à rua, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, e a azáfama é grande no atelier onde, por estes dias, se ultimam os preparativos para a grande festa que arranca na próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro, com o desfile do Carnaval dos Pequeninos.

Este ano, o Carnaval mudou de mãos, enfrenta uma crise financeira, mas vai sair à rua mantendo os desfiles na avenida General Humberto Delgado durante os três dias de folia. Entre costureiras, construtores e ajudantes, o presidente da renovada comissão de Carnaval, Rui Encarnação contabiliza um total de 150 pessoas que trabalham, sem descanso, os materiais que dão brilho, luz e cor aos desfiles carnavalescos.

Barcos piratas, mariachis, instrumentos musicais, são alguns dos elementos que vão ganhando vida no espaço onde tudo se constrói do zero. O tema é livre mas terá em conta as “origens” do Carnaval de Sines. 

Além dos desfiles, há um programa paralelo que arranca no próximo sábado, 10 de fevereiro, com a apresentação dos Reis do Carnaval e um desfile de carnaval pelo centro histórico da cidade, com o grupo de percussão Skala Batuka, que termina com uma festa de carnaval no Salão da Música. Na segunda-feira, 12 de fevereiro, vai haver Futebol Trapalhão, às 15h00, no Estádio Municipal de Sines.

A tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval vem ajudar ao sucesso do evento e Rui Encarnação espera muita afluência de visitantes. “Não temos uma previsão da aderência das pessoas porque não temos uma base por onde nos guiar mas espero conseguir reunir o maior número de visitantes”, concluiu.

Os bilhetes para os desfiles na Avenida General Humberto Delgado, custam 4 euros/dia e 9 euros para os três dias de folia. O valor para os três dias de baile são 10 euros. 

O Carnaval de Sines, que remonta a 1926, e que é construído por 90 por cento de “gentes da terra”, sai à rua no domingo e terça-feira à tarde (15h30) e, na segunda-feira, à noite (21h00). 

Ouvir Aqui:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *