Santiago do Cacém: 120 anos do Panhard & Levassor assinalados no sábado

panhardetlevassor

O famoso Panhard & Levassor, o primeiro automóvel importado para Portugal, propriedade do Conde de Avillez, assinala no próximo sábado 120 anos de existência regressando ao seu primeiro destino, no âmbito das comemorações dos 120 anos do Automóvel em Portugal.

Foi em 1895, que este exemplar desembarcou em Lisboa e percorreu muitos quilómetros, numa viagem até Santiago do Cacém, a uma velocidade máxima de 15km/hora, que durou três dias e que não se livrou a um conjunto de peripécias.

No próximo sábado, o primeiro automóvel a circular nas estradas do país regressa a Santiago do Cacém, num acontecimento que a vice-presidente da Câmara de Santiago do Cacém já classificou como sendo um momento histórico.

O Panhard & Levassor, pertença do Automóvel Club de Portugal, promete ser a atração principal das Comemorações dos 120 anos do Automóvel em Portugal, mas outras relíquias o irão acompanhar durante as comemorações que englobam um conjunto de atividades, com destaque para o descerramento de uma placa, junto ao edifício da Antena Miróbriga, que outrora serviu de garagem do automóvel.

Além de marcante, o aniversário é também “simbólico para Santiago do Cacém”, que recebeu o primeiro automóvel no país, sublinhou Margarida Santos.

O Panhard & Levassor vai estar estacionado junto ao edifício-sede da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Está ainda assegurada a participação de 45 viaturas do Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul.

A organização conjunta entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e o Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, com o apoio do Automóvel Club de Portugal (ACP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*