Santiago do Cacém: Alvalade Medieval arranca hoje

Alvalade_aerea

A vida quotidiana do homem da Idade Média volta a ser recriada com todo o rigor em Alvalade, no Município de Santiago do Cacém, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, em mais uma edição do “Alvalade Medieval”, que comemora este ano os 505 anos da concessão do Foral Manuelino à vila de Alvalade.

O núcleo histórico será, à semelhança de anos anteriores, o epicentro de uma festa que compreende a realização de um cortejo histórico – onde estarão representadas todas as classes sociais da época -, e uma Feira Medieval animada com trovadores, justas medievais, teatro, mostra e exibição de armas, danças medievais, venda de produtos e ainda um restaurante com ementa medieval.

Esta autêntica “aula de História ao vivo” transporta consigo uma característica que distingue a feira medieval alvaladense das demais realizadas no país.

É uma feira cuja génese nasce da população de Alvalade. Não é uma autarquia que organiza, que é aquilo que normalmente acontece. É uma feira 100% voluntária, das pessoas de Alvalade, que organizam, montam, desmontam, etc. Estão lá permanentemente durante os três dias”, sublinha Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, “não obstante haver também o apoio da Câmara e da Junta de Freguesia, pois estamos a falar de um evento que dá dimensão não apenas a Alvalade, mas também ao próprio Município e até à região. É uma feira que se consolidou, todos aguardam pelo 3.º fim de semana de setembro”, destaca.

Este é um fim de semana de autêntica “romaria” a Alvalade. “Vêm pessoas de muitas zonas do país, algumas delas bem distantes de Alvalade. Será certamente mais uma grande edição, que contará com a presença de milhares e milhares de pessoas”, assegura Álvaro Beijinha, que enaltece também a colaboração do São Pedro para os próximos três dias. “O tempo, que não esteve muito risonho nos últimos dias, também está a ajudar e perspetivam-se três dias de sol. Saudamos uma vez mais a população de Alvalade por esta grande iniciativa, que contribui para colocar Alvalade e o Município no mapa dos grandes eventos.”

O Alvalade Medieval é uma organização da Associação Cultural Amigos de Alvalade e conta, entre outras entidades/instituições, com os apoios da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade. As portas do recinto abrem, na sexta feira, às 18h00, e no fim de semana às 12h00.

O programa completo pode ser consultado em http://alvalademedieval.no.sapo.pt/prog.htm.

Fonte: CMSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*