Santiago do Cacém: Álvaro Beijinha quer água de Alqueva nas barragens do concelho

30_2011_MAI_002_BARRAGEM_FONTE_SERNE_S_DOMINGOSO Presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, esteve reunido com o Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), José Pedro Salema, em Beja.

A construção de um ramal que permita o fornecimento de água de Alqueva para as barragens de Fonte Serne e Campilhas foi o tema forte deste encontro.

Aquando do surgimento do Complexo Industrial de Sines, foi construído um canal que leva água do rio Sado – na zona de Ermidas-Sado − para a barragem de Morgavél, que por sua vez abastece as empresas do Complexo, e que é gerido pela Águas de Santo André.

Para resolver o problema dos períodos de seca, o Alqueva vai agora fornecer água ao canal de Morgavél. Álvaro Beijinha identifica, com efeito, uma oportunidade para promover também o abastecimento das barragens de Campilhas e Fonte Serne, no Concelho de Santiago do Cacém.

Para o autarca, a possibilidade de aproveitamento da água de Alqueva traz vantagens do ponto de vista da agricultura e turístico.

A reunião com o presidente do Conselho de Administração da EDIA aconteceu no passado dia 2 de junho.