Santiago do Cacém: “Arte e Comunidade. Memória, partilha e reflexão” este sábado no AMAC

encontro_amac_ese_lx

O Auditório Municipal António Chainho (AMAC), em Santiago do Cacém, recebe este sábado (31 de outubro, às 16h00), o Encontro / Conversa “Arte e Comunidade. Memória, partilha e reflexão”.

O evento procura fazer uma síntese dos projetos desenvolvidos por estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação (ESE) de Lisboa, no Município de Santiago do Cacém.

Estes projetos artísticos tiveram como objetivo a intervenção em espaços públicos (urbanos e/ou rurais), o desenvolvimento de formas de trabalho colaborativo com a comunidade atendendo às suas necessidades, motivações, construções identitárias e memória coletiva, bem como a partilha de saberes sociais, criativos, técnicos, artísticos.

Os cinco projetos foram desenvolvidos em Alvalade (utentes do Centro de Dia da Casa do Povo), Abela (Monte do Giestal e Museu do Trabalho Rural ), Santiago do Cacém (Rota Literária Manuel da Fonseca) e Santo André (memória do povoamento da Costa de Santo André).

Deste processo, que incluiu uma residência artística de três dias, resultaram cinco projetos em diferentes contextos, envolvendo processos exploratórios e colaborativos de natureza variada.

Pretende-se, neste Encontro, a realização de um balanço do trabalho realizado com os intervenientes que integraram os projetos, considerando a importância da reflexão partilhada para uma compreensão mais alargada do papel das artes visuais na expressão de intersubjetividades e motivações particulares de cada comunidade.

Fonte: CMSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*