Santiago do Cacém: Centro UNESCO realiza Laboratório de Arquitetura e Património

capela_santiago

Santiago do Cacém recebe, nos dias 13 e 14 de janeiro, o I Laboratório de Arquitetura e Património, uma iniciativa do Centro UNESCO para a Arquitetura e as Artes Religiosas, que visa disseminar as boas práticas na conservação da herança cultural.

Sob o mote “Passado Atual e Presente Futuro”, visitas, conferências, projeções de filmes e debates, ocupam os dois dias de trabalho no terreno, distribuídos por uma visita de estudo, um “conclave” e um “plenário”, onde os convidados apresentarão as suas impressões sobre o que viram e ouviram.

O evento vai contar com a participação arquitetos, arqueólogos, historiadores, artistas plásticos e urbanistas, a que se juntam professores e alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e do Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora.

Para José António Falcão, o evento vai permitir a partilha de conhecimento entre os participantes.

Segundo o historiador, do I Laboratório de Arquitetura e Património poderão vir a ser retiradas “ideias concretas” para melhorar o património existente e que “poderão vir a ser aplicadas na prática” nos próximos anos.

O laboratório realiza-se em parceria com o Atelier Bugio, o Município de Santiago do Cacém e o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, a que se associam a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, a União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra e a Liga dos Amigos do Sítio Arqueológico de Miróbriga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *