Santiago do Cacém: Dia Nacional da Luta contra a Obesidade assinalado com atividades

CARTAZ_DIA NACIONAL_400O Dia Nacional da Luta contra a Obesidade realiza-se a 24 de Maio de 2014. Para assinalar a data, a Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (ADEXO) em conjunto com a Câmara de Santiago do Cacém, com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e com os Agrupamentos de Escolas de S. André e Santiago do Cacém vai incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis, promover a prática de exercício físico de forma a prevenir a obesidade, particularmente a infantil, através da realização de várias palestras e intervenções ao longo do dia no Parque Central, em Vila Nova de Santo André.

Carlos Oliveira, Presidente da ADEXO, explica que se trata da 11ª celebração da data, desde que foi registado como Dia Nacional

No recinto, nas tendas e no lago efetuam-se atividades lúdicas e desportivas e vários Rastreios de Saúde, numa iniciativa que tem lugar no Parque Central de Vila Nova de Santo André.

Sob o tema “Com o Rei na Barriga”, a Adexo quer demonstrar a realidade da vida dum doente obeso quando o tamanho da sua barriga deixa de ter importância e a necessidade constante de comer, a vontade de ingerir compulsivamente alimentos com excesso de sal e açúcar, se sobrepõe à razão, configurando um estado de dependência permanente.

Carlos Oliveira explica que a obesidade está relacionada com um conjunto de situações que resultam do sedentarismo entre outros fatores

Nas ações “ À Conversa Com” que vão ocorrer ao longo do dia, a Adexo vai tentar demonstrar como a adição a estes dois produtos, Sal e Açúcar, está na base do mote “Com o Rei na Barriga”.

Por outro lado, “Quem Manda és Tu” é o mote que consolida a ideia do que conduz as pessoas para o controlo da obesidade, sabendo-se que as ferramentas atualmente disponíveis para ajudar a perder e a controlar o peso, por si só são insuficientes para resolver um problema que acaba por levar os obesos a contraírem outras doenças, tais como a diabetes, as deficiências cardiovasculares e outras patologias graves, fatores que levaram a que Obesidade fosse considerada pela Organização Mundial de Saúde, como a “Epidemia do século XXI”.