Santiago do Cacém: Feira do Monte destaca raízes e identidade locais

FEIRA_DO_MONTE_2013_BAILEA tradição ainda é o que era em Santiago do Cacém. Nos dias 5, 6 e 7 de setembro, a Feira do Monte traz ao Parque de Feiras e Exposições um evento secular, “que se tem vindo a afirmar, cada vez mais, como uma mostra daquilo que são as raízes locais e a identidade de Santiago do Cacém em particular, sublinha Álvaro Beijinha, Presidente da autarquia.

O artesanato volta a ter lugar de destaque na Feira do Monte, este ano ainda com maior preponderância, com os artesãos locais a ocuparem a quase totalidade dos pavilhões cobertos, “o que demonstra que o nosso concelho é riquíssimo nessa vertente”. O artesanato e as atividades económicas são as principais atrações da Feira, mas os visitantes vão poder também encontrar alguns dos melhores produtos regionais, vibrar com o fado ao despique, com a garraiada e com a animação permanente em todo o espaço da feira, que vai incluir leilões de gado, passeios de burro, aulas de zumba e atividades de teambuilding.

No dia 7 de setembro, o programa “Somos Portugal”, da TVI, vai ser emitido em direto a partir da Feira do Monte, entre as 14 e as 20 horas. Álvaro Beijinha vê esta oportunidade como “extremamente importante, pelo facto de termos oportunidade, durante seis horas, de ter a feira em direto e a promover o nosso concelho. É muito importante não só do ponto de vista da sua projeção, mas também do ponto de vista turístico, tendo a oportunidade de mostrar aquilo que temos de tão bom no nosso Município”.

A música também tem uma presença forte na Feira do Monte 2014 e a aposta em artistas locais é uma prática que se tem intensificado nos últimos anos. “Cada vez mais estamos a convidar músicos locais, não apenas do Concelho, mas muitos também aqui da própria Região, felizmente também nesse aspeto temos artistas locais com muita qualidade e é uma oportunidade para atuarem para o seu público”. Destaque, neste domínio, para as atuações, no dia 5, do Grupo Coral da Casa do Povo de Cercal do Alentejo (18h30) e da Banda Zoombidos(22h00); no dia 6, do Orfeão da Associação Musical Amigos da Banda Lira Cercalense (21h00) e baile com Ricardo Glória (22h00); e no dia 7, do Grupo Tem Avondo (21h00) e baile com Rui Soares e Lau (22h00). 

Álvaro Beijinha aborda a Feira do Monte 2014 com confiança e com boas perspetivas em termos de adesão do público: “vamos certamente ter muitos visitantes, acreditamos que vamos conseguir atrair muitas pessoas que vêm de fora do Concelho, pois no início de setembro ainda temos muitos turistas na região”.

As portas da feira, na zona do terrado, abrem diariamente às 10h00, e nos pavilhões de exposições às 14h00 (sexta e sábado) e 13h00 (domingo). As entradas, à semelhança das anteriores edições, são gratuitas.