Santiago do Cacém: Kotas Bike Team inaugura nova sede no Bairro Azul

O grupo desportivo ‘Kotas Bike Team’ inaugurou, este sábado, a sua nova sede no Bairro Azul, em Vila Nova de Santo André. 

O espaço de cerca de 125 metros quadrados, cedido pelo IRHU há mais de um ano, foi totalmente recuperado pelos dirigentes e sócios do clube que aproveitou para assinalar o seu aniversário com um jantar convívio. 

“O espaço anterior era pequenino, não tinha condições, o acesso era muito complicado e dificultava a preparação dos nossos eventos que têm uma logística muito pesada”, explicou à Miróbriga o presidente do clube.

De acordo com António Parreira, “há muitos anos que lutávamos junto do antigo gabinete e do IRHU para termos um espaço mais próximo e mais central. Com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara foi possível concretizar este sonho”.

“O espaço estava muito degradado, de tal maneira que tivemos de lavar paredes e tetos com uma máquina de alta pressão e foi muito importante a ajuda dos associados e amigos do clube que sempre que podiam arregaçavam mangas” com vista à recuperação da sede.

A sede está dividida em vários gabinetes, uma sala de troféus, balneários, sala multiusos para jogos e treinos, sala de arrumos e uma sala de reuniões.

A completar 16 anos de existência, o ‘Kotas Bike Team’ conta com 103 sócios. “A grande maioria participa nas iniciativas que realizamos, e posso dizer que o ano passado batemos o recorde no Alvalade-Porto Covo com 53 participantes”, adiantou o dirigente que já tem muitos planos para o ano de 2017.

“Além da inauguração da sede, está previsto, em fevereiro, a maratona da Rota do Casqueiro, que o ano passado contou com a participação de 620 atletas. Em março vamos realizar o trail e a caminhada do Dia da Mulher, em abril, o ciclo paper no Parque Central e a tradicional caminhada. Em maio, o granfondo para angariar fundos para os bombeiros de Santo André, e, em junho, a corrida noturna do Casqueiro. Em agosto encerramos as atividades com uma pequena iniciativa”, enunciou António Parreira.

A aquisição de uma viatura todo o terreno “para os nossos eventos desportivos” é uma das ambições do clube que procura mais voluntários para ajudar nas iniciativas anuais. 

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Alvaro Beijinha, que marcou presença no evento, assim como o presidente da Junta de Freguesia, Jaime Cáceres, lembrou que o espaço onde ‘nasceu’ a atual sede do kotas está localizado num bairro que “até há pouco tempo era considerado um cancro que, gradualmente, tem vindo a ser convertido num bairro com vida, muito em parte devido às associações que têm vindo a ter um trabalho muito importante” na regeneração desta zona da cidade.

Os Kotas foi fundado em 18 de Janeiro de 2001, por um grupo de amigos que, principalmente aos fins de semana, se encontravam para desfrutar de uns animados e relaxantes passeios matinais de BTT.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *