Santiago do Cacém: Liga promove rastreio contra o cancro da mama

Nova imagem 400O Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) e a Câmara de Santiago do Cacém lançam o apelo às mulheres do município de Santiago do Cacém, com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos para participarem no Programa de Rastreio de Cancro da Mama.

Sob o lema “Prevenir faz toda a diferença” esta é a 4.ª ronda do rastreio no Município de Santiago do Cacém.

A partir do dia 29 de agosto e até 31 de dezembro, a Unidade Móvel de Mamografia Digital vai estar Ermidas-Sado de 29  de agosto a 04 de setembro, em Alvalade de 08 a 12 de setembro, em Abela 16 e 17 de setembro, em São Domingos de 19 de setembro a 24 de setembro, em Cercal do Alentejo de 26 setembro a 08 de outubro, em Santo André de 10 de outubro a 13 de novembro e em Santiago do Cacém de 17 de novembro a 31 de dezembro.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara de Santiago do Cacém e Juntas de Freguesia do Município, Centros de Saúde, Bombeiros Voluntários de Alvalade e Santo André.

As mulheres com inscrição atualizada no Centro de Saúde recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame. Segundo a LPCC, constata-se que muitas faltas ao Rastreio decorrem da desatualização dos dados de morada nos registos dos Centros de Saúde, motivo pelo qual se apela à atualização dos mesmos e à participação no rastreio. O rastreio é gratuito.

O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos de forma a garantir uma prevenção eficaz.