Santiago do Cacém: Percurso do Salgueiral da Galiza abre a visitas

IMG_3661O Percurso Pedestre do Salgueiral da Galiza, em Santo André, vai abrir ao público duas vezes por semana, às quartas-feiras e sábados, para dar a conhecer “os valores” da flora e fauna dos diferentes habitats e paisagens.

O local foi alvo de uma visita de elementos de diversas entidades locais para discutir o melhor modelo de gestão e “evitar soluções definitivas menos boas”, sublinhou Pedro Rocha, Director Regional do Alentejo do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

O percurso, que atravessa a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, tem 1600 metros. Destes, 900 metros são em passadiço, numa zona húmida pantanosa que é conhecida por Salgueiral da Galiza.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo André, Jaime Cáceres, defendeu a divulgação do percurso e a sua inclusão no roteiro turístico do município.

Para já, existem placas de identificação de valores em pontos chave do percurso, mas em breve serão colocadas informações sobre a história deste local e a evolução que se fez sentir na área no Salgueiral, outrora uma extensa área de arrozal.