Santiago do Cacém: Pratos à base de tomate para impulsionar economia local

TOMATE

Cinco estabelecimentos de restauração participam, entre 9 e 11 de outubro, na 1ª edição do Festival do Tomate de Alvalade”, com o objetivo de impulsionar a economia local anunciou a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, entidade organizadora.

A mostra gastronómica pretende elevar a património gastronómico local um dos produtos de reconhecida qualidade no concelho e que contribui para a economia local.

De acordo com Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, a produção de tomate na freguesia de Alvalade continua em expansão.

Para o autarca, a localização dos restaurantes, na Mimosa, é também um ponto-chave para o sucesso do evento.

Sopa de tomate, carapauzinhos com arroz de tomate (Restaurante Churrasqueira da Mimosa), creme de tomate com marisco, sopas de tomate com bacalhau, frango do campo em molho de tomate com pimentos, língua de porco em molho de tomate (Restaurante Cantinho da Mimosa), salada de tomate com bacalhau, filete de pescada com arroz de tomate, lombo de porco com arroz de tomate ou tomate assado (Restaurante São Sebastião da Mimosa), tosta mista com tomate, bifana com tomate e queijo (Snack-Bar O Messias), tomatada de carapaus, tomatada de ovos escalfados (Casa de Pasto O Bombeiro), queijo fresco com doce de tomate, crepe de doce de tomate e chocolate e requeijão com doce de tomate, são algumas das iguarias que podem ser degustadas nos espaços aderentes ao festival.

Os pratos ao dispor dos visitantes serão todos confecionados com tomate produzido em Alvalade, por associados da Alensado, CRL.

No evento não faltará a animação cultural nos restaurantes com o cante alentejano em destaque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*