Santiago do Cacém regista o maior índice de crescimento turístico do Litoral Alentejano

Santiago do Cacém foi o concelho do Litoral Alentejano (LA) que mais cresceu ao nível do turismo no ano de 2016. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística que compara o ano de 2016 em relação ao ano de 2015.

Ao nível da NUTIII, que engloba os cinco municípios do Litoral Alentejano (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira), Santiago do Cacém registou no indicador de estada média de hóspedes por noite a maior subida de entre os municípios com 5%; na estada média de hóspedes estrangeiros registou um aumento de 4,8 % a maior subida no conjunto dos municípios do LA ; em número de dormidas em estabelecimentos turísticos por cada cem habitantes foi a maior percentagem registada na região com 19,9%;em relação ao total de crescimento de estabelecimentos, a percentagem de crescimento situa-se nos 8,3%, colocando o Município no segundo lugar deste item de avaliação.

Nos proveitos que as empresas obtiveram, relativamente aos alojamentos, Santiago do Cacém registou 13,8%, um valor só ultrapassado por municípios que detêm alojamentos turísticos de gama alta e muito alta.

Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal refere que “estes são dados que revelam que Santiago do Cacém tem vindo a crescer do ponto de vista turístico.

A requalificação do espaço público das cidades, vilas e aldeias do Município, tornando-as mais atrativas e devolvendo-as às pessoas, é uma área de atuação em que a Câmara Municipal está amplamente envolvida e que segundo Álvaro Beijinha, contribui para estes resultados.

Este trabalho tem resultado num investimento púbico cada vez maior no Território que alavanca o investimento privado e o Presidente da Câmara assegura que “ continuamos a ser contactados por investidores, e acredito que os dados de 2017 possam ser ainda melhores do que os de 2016”.

Fonte: CMSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *