Santiago do Cacém sensibiliza donos de animais para recolha de dejetos caninos

A Câmara de Santiago do Cacém e as oito Juntas de Freguesia do concelho lançaram recentemente uma campanha para sensibilizar os detentores de animais para a higiene dos espaços públicos, através da entrega de kits compostos por porta-sacos e um flyer informativo.

A iniciativa surge após o lançamento da publicação ‘As Aventuras da Mimosa’, editada pelo município, com o objetivo de sensibilizar os mais pequenos para a adoção de animais, assim como as regras a ter em casa e na via pública.

A campanha, segundo Albano Pereira, vereador com o pelouro do ambiente, que está a ser desenvolvida em conjunto com as juntas de freguesia, visa “sensibilizar os donos” dos animais de quatro patas a “recolher os dejetos do espaço público”.

De acordo com o autarca, ao efetuarem o registo do animal de estimação, os serviços entregam aos donos um porta-sacos, com sacos de recolha no seu interior, e um flyer com informação sobre as suas responsabilidades.

Recorde-se que na publicação ‘As Aventuras da Mimosa’, que está a ser distribuída a todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo dos Agrupamentos de Escolas do município, são abordados temas como a importância da vacinação, da desparasitação, do uso da trela no animal de estimação, bem como o respeito pela sociedade, pelo ambiente e pelos animais, promovendo a sensibilização e o envolvimento parental numa perspetiva de educação não formal das crianças.

A iniciativa insere-se no Programa Municipal de combate ao insucesso escolar “Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.

Os kits são compostos pelo porta-sacos, que podem ser presos à trela do canino, e um flyer informativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *