Santiago do Cacém: Sucesso alcançado na Feira do Monte 2015

Feira do Monte 2015

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, faz um balanço “francamente positivo” da Feira do Monte 2015, que decorreu no Parque de Feiras e Exposições, em Santiago do Cacém, entre os dias 4 e 6 de setembro.

Tivemos uma feira com muita, muita gente, nos três dias, em particular no domingo, fruto também do facto de termos tido novamente o programa da TVI, ‘Somos Portugal’, que esteve a transmitir em direto da Feira durante seis horas e obviamente que isso foi um fator de atração para muitos visitantes”, destaca Álvaro Beijinha.

O artesanato e os produtos regionais voltaram a ter lugar de destaque na feira, mas houve outras novidades que receberam feedback positivo dos visitantes.

A forma como os stands estavam desenhados e decorados também foi fator de muitas críticas positivas, bem como o espaço de homenagem e exposição alusiva ao

cante alentejano”.

O Presidente da CMSC destaca também “a zona das tasquinhas, a gastronomia, a própria zona da feira franca, que este ano também contou com um maior número de expositores, a garraiada…”.

O objetivo principal foi amplamente alcançado, que passa sempre por “valorizar um património cultural que é secular e que tem de ser preservado. Julgo que esta é uma das boas formas de o conseguirmos, podendo mostrar aos mais novos as velhas artes e ofícios e as profissões antigas. Por outro lado, valoriza-se a nova geração de artesãos que vão surgindo, gente jovem e criativa, também procurando um artesanato diferente daquilo a que estávamos habituados.

Todos esses aspetos contribuíram para que a Feira do Monte 2015 tenha sido um sucesso e tenha alcançado os objetivos a que a Câmara se propôs quando decidiu uma vez mais organizá-la”, sublinha Álvaro Beijinha.

A música voltou a ter também lugar de destaque na Feira do Monte e “praticamente todos os grupos eram locais”. O Presidente da CMSC considera ser “muito gratificante poder contar com a participação de todos estes grupos, de gente que enriquece muito a cultura do nosso Município e poder dar-lhes esta oportunidade de atuar para muita gente, na sua própria terra, no seu Município.

É um caminho que vamos continuar a percorrer”, assegura Álvaro Beijinha.

Queremos ter um cartaz diversificado. Desse ponto de vista foi também uma aposta ganha. O nosso agradecimento aos grupos locais que acederam ao nosso convite e que uma vez mais enriqueceram a nossa feira”.

De referir ainda as habituais distinções na Feira do Monte, com os prémios este ano a

ficarem distribuídos da seguinte forma: melhor stand − Arte e Traje (Isaurinda Pereira);

melhor peça − Réplica de Praça de Touros em Movimento (António Carmo); menções honrosas − Peça de Xadrez Alentejano (Cantinho do Artesanato) e Tapete de Arraiolos (Gertrudes Rabadão).

Esta foi mais uma edição de sucesso da Feira do Monte – uma organização da Câmara Municipal de Santiago do Cacém − na sequência dos últimos anos, em que o reforço em torno da tradição, a melhoria das condições para expositores e visitantes, e a cada vez maior projeção do certame têm contribuído, sobremaneira, para a crescente divulgação do Município de Santiago do Cacém em Portugal e também além-fronteiras.

Fonte: CMSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*