Setúbal: D. José Ornelas é o novo Bispo de Setúbal

bisposetubal_jose_ornelas_carvalho

O padre José Ornelas Carvalho, antigo superior-geral dos Dehonianos, foi nomeado Bispo de Setúbal. A nomeação foi divulgada na última segunda-feira.


O novo bispo de Setúbal sucede a D. Gilberto do Canavarro Reis, que renunciou por motivos de idade.

Na sua primeira mensagem à diocese de Setúbal, D. José Ornelas, de 61 anos, conta que, tendo terminado o seu mandato de superior-geral da sua ordem em Junho, tinha pedido para ir em missão para África mas o Papa Francisco mudou esses planos.

O agora bispo eleito de Setúbal fez a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) e foi ordenado padre a 9 de Agosto de 1981. 

Especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi professor desta instituição académica entre 1983-1992 e 1997-2003. 

Na sua Congregação, foi superior da Província Portuguesa, cargo que assumiu a 1 de Julho de 2000; foi eleito superior geral dos Dehonianos a 27 de Maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de Junho de 2015. Foi um dos nomes falado para bispo de Lisboa, depois da renúncia de D. José Policarpo. 

Agora, tem o mandato de ser missionário em Setúbal, substituindo D. Gilberto Reis, que completou os 75 anos em Maio passado e, como manda o direito canónico, apresentou a sua renúncia. 

Com uma população católica distribuída por 55 comunidades paroquiais, a Diocese de Setúbal tem aproximadamente uma superfície de 1500 km2 e uma população de 717 mil habitantes.

Fonte: Agência Ecclesia

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*