Sines adere à Rede de Cidades e Vilas de Excelência

0O município de Sines recebeu no dia 8 de maio, num ato realizado nos Paços do Concelho, a bandeira que sinaliza a adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, um projeto do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade que envolve neste momento mais de 30 localidades do país.

 A bandeira foi entregue ao presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, pela presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles, e pelo coordenador da rede, Pedro Ribeiro da Silva.

A participação de Sines nesta rede tem como principal objetivo, através da troca de experiências e conhecimento em rede, tornar o município mais eficiente na sua intervenção nas condições de mobilidade em espaço público, uma das prioridades do mandato em curso.

A participação na rede efetua-se por temas. Sines aderiu aos temas “acessibilidades”, “ciclável” e “turismo”, com ações a desenvolver em Sines e Porto Covo, de acordo com um plano a elaborar em 2014 e a implementar entre 2015 e 2017.

A partilha de informação na rede deverá contribuir para que cada um dos municípios elabore melhores projetos de intervenção, esteja mais preparado para se candidatar ao novo quadro comunitário de apoio e lance empreitadas com cadernos de encargos enriquecidos pelas experiências dos municípios parceiros.

Com as intervenções a realizar com o apoio da rede pretende-se tornar Sines e Porto Covo localidades turísticas mais qualificadas, mais cicláveis, com uma mobilidade mais amigável e tendencialmente acessíveis para todos.

A sessão de entrega da bandeira teve a participação de eleitos locais e técnicos da autarquia, que serão os principais interlocutores na operacionalização da rede.

Fonte:CMS