Sines: Artes, desporto e mérito municipal nas comemorações dos 653 anos de Sines

sines 24novembro2015

O município de Sines comemora 653 anos no dia 24 de novembro, data de elevação de Sines a vila, por D. Pedro I, em 1362.
A entrega de medalhas de mérito municipal, o concerto pelo pianista Júlio Resende e a estreia do novo espetáculo do Teatro do Mar são três destaques da programação.

As comemorações arrancam no dia 19 de novembro, com o seminário “Indústria, Património e Cultura”, uma organização do
COMSINES – Conselho das Comunidades de Sines, no auditório do Centro de Artes de Sines.

No dia 20, sexta-feira, às 21h30, a Associação de Moradores do Casoto e Arredores promove um encontro de acordeonistas no
Salão do Povo do Casoto.

No dia 21, sábado, às 18h00, o Centro de Artes de Sines recebe a inauguração da exposição “Da Raiz”, composta por obras de
Andreia Tocha, Madalena Palminha e alunas do Ateliê de Pintura do CAS.

No domingo, 22, a partir das 14h00, realiza-se o Torneio de Infantis «Torneio Municipal» em Futebol de 7, promovido pelo
Vasco da Gama Atlético Clube no Estádio Municipal, e, às 15h30, é inaugurada a exposição “Os Nossos Bonecos e as Estações do Ano”, na sede da Arte Velha – Associação de Artesãos do Concelho de Sines.

Na segunda-feira, 23, tem início a exposição de painéis alusivos ao Dia do Município patente no ATL “A Gaivota”, uma organização
da Junta de Freguesia de Sines.
Ainda no dia 23, às 21h30, no Centro de Artes, a Banda Filarmónica da SMURSS dá um mini-concerto e ateliê com alguns dos seus músicos, para o público em geral.

O Dia do Município, 24 de novembro, terça-feira, tem início com as iniciativas protocolares, nos Paços do Concelho: às 10h00,
hastear da bandeira, e, às 11h00, Sessão Solene da Assembleia Municipal de Sines. Às 12h00, são entregues medalhas de
mérito municipal.

No âmbito das comemorações do Dia do Município, mas também do 10.º aniversário do Centro de Artes, realizam-se três atividades
no centro: às 10h00, música e vocalizes para bebés até 1 ano, às 16h00, arte contemporânea para bebés de 1 a 3 anos, e,  às 17h00, Chá com Contos para famílias. As iniciativas para bebés requerem marcação (tel. 269 860 080).
Às 17h00, ainda no Centro de Artes, o Arquivo Municipal inaugura a exposição “Mosaico das Memórias de Sines”.
Também no Centro de Artes de Sines, e ainda no dia 24, às 18h00, o pianista Júlio Resende, que se tem notabilizado por trazer o cancioneiro do fado para o piano, apresenta-se em concerto (bilhete 8 euros).

Nos dias 27 e 28 de novembro, sexta e sábado, o Teatro do Mar estreia a sua nova criação de rua, INSEKTO, baseado n’”A Metamorfose” de Kafka, às 22h00, no parque de estacionamento das traseiras da Câmara Municipal.

Nos dias 28 e 29, sábado e domingo, o desporto volta a marcar presença com o Open de Surf e Bodyboard organizado pelo
Sines Surf Clube na Praia de S. Torpes.

Também no domingo, 29, com partida às 9h00, junto à sua sede, a Associação Sines Solidária promove uma caminhada solidária em que convida os participantes a contribuir com bens alimentares e brinquedos para serem distribuídos a famílias carenciadas da freguesia de Sines.

As comemorações também contêm iniciativas para o público escolar. Para o pré-escolar e 1.º ciclo, o Museu de Sines e o
Centro de Artes promovem um ateliê nas escolas que ajuda a interpretar a Carta Foral e para o 4.º ano de escolaridade
realiza-se um concurso sobre história de Sines (“Os Historiões”). De 19 a 27 de novembro, a Escola Secundária Poeta Al Berto está em festa com as atividades da Semana da Escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*