Sines: Avenida Vasco da Gama reabre ao trânsito automóvel

Av. Vasco da GamaO trânsito automóvel na Av. Vasco da Gama, junto à praia de Sines, é reaberto esta sexta-feira.

Fica assim materializado o projeto de requalificação da avenida no âmbito do Programa de Regeneração Urbana de Sines, mantendo a circulação automóvel, numa faixa com duas vias, mas transformada em passeio público, com espaços mais amplos para os peões.

Nesta fase, será analisada a circulação automóvel na avenida, na perspetiva de, se necessário, serem introduzidas melhorias na sua segurança.

Além do novo piso e distribuição de espaços para automóveis, peões e ciclistas, a avenida tem também novas infraestruturas de eletricidade, abastecimento de água, esgotos, recolha de resíduos sólidos urbanos, mobiliário urbano e sinalização.

Os jardins das Escadinhas do Muro da Praia foram requalificados e na descida da rampa foram criados dois parques, um infantil e um de manutenção.

Está também concluída a contenção e consolidação da falésia, entre o Largo dos Penedos da Índia e as Escadinhas do Muro da Praia. Foram demolidos os pombais e o caminho das Bicas foi requalificado. Faltam alguns trabalhos de limpeza para concluir o tratamento paisagístico da falésia.

O elevador aguarda trabalhos e certificações finais para começar a funcionar.

A intervenção da frente marítima foi um investimento com um valor elegível de 6 milhões 179 mil e 436 euros, comparticipado à taxa de 83,6515% pelo programa INALENTEJO do QREN 2007-2013, com fundos FEDER / União Europeia.