Sines: CAS recebe Semana da Educação Artística

LOGO_Semana Educação ArtísticaO Centro de Artes de Sines, através do Serviço Educativo e Cultural e da Biblioteca Municipal de Sines, apresenta entre 17 e 26 de maio de 2014 um leque diversificado de atividades que visam despertar a sociedade para a arte enquanto área do conhecimento de especial importância para o desenvolvimento do ser humano, seguindo os princípios da Semana da Educação Artística instituída pela UNESCO em 2012.

 

Todas as iniciativas vão ser realizadas no Centro de Artes de Sines, distribuídas por vários espaços. Os seus destinatários são mediadores culturais, técnicos de saúde, professores, educadores de infância, auxiliares de ação educativa, técnicos de serviços educativos, animadores socioculturais, pais e a todos os restantes interessados.

A primeira iniciativa decorre no dia 17 de maio, um encontro com a Pedagogia Waldorf, pela Associação PerCurso Waldorf.

No dia 19 de maio, realiza-se uma apresentação do projeto Color add – Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos, por Miguel Neiva, no âmbito da exposição sobre a Viarco patente no Centro de Artes de Sines. Ainda no dia 19, e também no âmbito da exposição, tem lugar um ateliê com o artista plástico Ricardo Pistola.

No dia 20, Catarina Lobo, coordenadora da Equipa Educativa do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian, partilha conhecimentos, estratégias e experiências da mediação cultural junto de vários públicos.

No dia 21, decorre uma iniciativa de musicoterapia com uma componente teórica e uma componente prática.

No dia 22, a equipa do Serviço Educativo e Cultural do Centro de Artes apresenta o trabalho que tem vindo a realizar na área da dança criativa.

No dia 23, Mário Primo, professor, encenador do grupo de Teatro GATO, S.A. e diretor da Mostra Internacional de Teatro de santo André, ministra um ateliê de teatro.

No dia 26, a Andante – Associação Cultural realiza dois espetáculos para as escolas: “Afinal o Caracol”, sobre a poesia de Fernando Pessoa, e “Quem Quer Ser Saramago”, sobre a obra de Saramago.

Também no dia 26 de maio, é apresentado o trabalho final do projeto “Unidade de Produção”, uma curta-metragem.

 

Durante esta semana todas as áreas de expressão e educação artística serão tratadas e a partilha de experiências e de práticas de mediação cultural será o objetivo primordial.