Sines: comemorações do 25 de Abril com um programa de atividades culturais, desportivas e protocolares

João AfonsoO programa cultural tem dois destaques principais: esta noite (dia 24), um concerto por João Afonso e Rogério Pires; na noite de 25, um concerto pelo grupo Skip & Die, que fechou o Festival Músicas do Mundo no ano passado e volta a Sines em 2014 para celebrar o Dia da Liberdade.

 

João Afonso e Rogério Pires apresentam o projeto Buganvília, com a participação do Coral Atlântico, esta noite (dia 24 de abril )às 22h00, no Centro de Artes de Sines. A entrada é gratuita, limitada à lotação do auditório.

O concerto de Skip & Die, banda de música global com influências de eletrónica, tropical bass, ragga e hip hop, liderada pela sul-africana Cata.Pirata e pelo holandês Jori Collignon, integra-se numa noite de música ao ar livre, dia 25 de Abril, no Largo Poeta Bocage. Esta noite de música, organizada pela Associação Pro Artes de Sines, começa às 23h00 com um concerto pelo projeto Maquinistas, formado por 14 músicos, incluindo professores e alunos da Escola das Artes do Alentejo Litoral. Os Skip & Die atuam às 00h30 e o DJ Set Gran_Van & Emylis tem início às 02h00.

Outro destaque da programação cultural acontece esta noite (24 de abril): uma homenagem a João Villaret, pelo Teatro na Comuna, com início marcado para as 22h00, no Centro de Artes de Sines. A entrada é livre, limitada à lotação da sala.

A componente protocolar do programa tem lugar no dia 25 de Abril. É iniciada com o hastear da bandeira, às 10h00, nos Paços do Concelho, onde participam a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sines, a Filarmónica da SMURSS e a Sociedade Columbófila Vasco da Gama. Às 10h30, no Centro de Artes de Sines, realiza-se a Sessão Solene Extraordinária da Assembleia Municipal de Sines Comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril. No início da sessão será projetado o documentário “Do Silêncio à Liberdade! O 25 de Abril em Sines”, produzido pela Câmara Municipal de Sines, com depoimentos de sinienses sobre a Revolução dos Cravos e a resistência à ditadura.

Do programa cultural fazem também parte a exposição “Cravos de Abril”, pela Arte Velha – Associação de Artesãos de Sines (inauguração hoje, dia 24 às 15h00, na sede da associação), a apresentação do livro “História do PCP – Das origens ao 25 de Abril (1921-1974)” (dia 26, às 18h30, no Centro Cultural Emmerico Nunes) e o concerto “Stabat Mater” promovido pela Associação Pro Artes (dia 28 de abril, às 21h30, na Igreja Matriz).

O destaque do programa desportivo é o 2.º Torneio de Natação do Litoral Alentejano, uma organização do Clube de Natação do Litoral Alentejano, dia 25 de Abril, na Piscina Municipal de Sines Carlos Manafaia. No campo desportivo realiza-se também uma aula de Zumba Fitness pelo ZIN Instrutor Tomané (dia 25, às 18h00, no Pátio das Artes), uma caminhada saudável para todos (dia 26, com partida do Pavilhão dos Desportos às 9h00) e um corta-mato infantil no Casoto, organizado pela Junta de Freguesia de Sines, no dia 26 de abril, a partir das 10h30.

Da programação constam ainda a publicação de relatos de cidadãos imigrantes da CPLP sobre o 25 de Abril (uma iniciativa da Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém na sua conta www.facebook/ACVSines) e um Dia da Liberdade cheio de iniciativas na Sonega (organizadas pela Associação de Moradores do Salão Comunitário da Sonega).

Para o público escolar, o Arquivo Histórico Arnaldo Soledade organiza a atividade “Estendais da Liberdade” e projeções do documentário “Do Silêncio à Liberdade! O 25 de Abril em Sines”.

A Biblioteca Municipal de Sines celebra a Revolução dos Cravos com a colocação de um texto de Ary dos Santos no pavimento da rua do Centro de Artes (“Do Chão Brotam Palavras”).

As iniciativas organizadas pela Associação Pro Artes de Sines estão integradas no Programa de Regeneração Urbana de Sines, cofinanciado por fundos INALENTEJO / QREN 2007-2013 / FEDER / União Europeia.

Quando não referida outra entidade, a organização dos eventos é da responsabilidade da Câmara Municipal de Sines.

Programação completa disponível em www.sines.pt