Sines: Curso de Especialização em Gestão Ambiental Portuária visita infraestrutura portuária

ENIDH_ISCIAO Porto de Sines recebeu a visita do Curso de Especialização em Gestão Ambiental Portuária, numa iniciativa conjunta da ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e do ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, que conta com a colaboração da APS,SA – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA.

A comitiva foi recebida por José Pedro Soares, Membro do Conselho de Administração, que começou por apresentar as principais características da infraestrutura portuária de Sines, bem como os seus principais fatores de competitividade, de onde se destaca a ampla capacidade de expansão.

Dado o âmbito do curso, foi também feita uma apresentação com especial enfoque na temática da gestão ambiental, à qual se seguiu uma visita técnica aos cinco terminais dedicados do porto.

O Porto de Sines é certificado em Qualidade, Ambiente e Segurança e viu recentemente renovada a certificação ambiental e de saúde e segurança pela Lloyd’s Register Quality Assurance, de acordo com os referenciais ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, aplicáveis à movimentação de navios no porto, pilotagem, gestão de contratos de concessão e de licenciamentos, gestão do Porto de Recreio e gestão da ZALSINES – Zona Intraportuária.

Desta forma, foi demonstrada a conformidade com os requisitos das normas acima referidas, a política ambiental e de segurança, a prevenção de poluição, a prevenção de riscos em conformidade legal e a melhoria contínua.