Sines: “Ele” e “Breve Notícia de Sines” com novas edições

A Câmara Municipal de Sines editou novas edições, com a ortografia atualizada, de dois clássicos de Sines. As obras serão agora apresentadas ao público pelos autores dos seus estudos críticos, esta quinta-feira (26 de janeiro), no Centro de Artes de Sines.

Publicado originalmente em 1899, o romance “Ele” (“Elle”, na grafia da altura) é a obra mais conhecida da escritora Cláudia de Campos. Na pequena vila costeira de Sutil, cruzam-se paisagens e personagens que remetem para a Sines real que a autora conheceu. É uma das obras pioneiras da literatura no feminino em Portugal. A nova edição será apresentada por Isabel Lousada (Universidade Nova de Lisboa) e Sandra Patrício (Arquivo Municipal de Sines).

“Breve Notícia de Sines, Pátria de Vasco da Gama”, a primeira monografia do concelho, foi publicada em 1850, por Francisco Luís Lopes, um médico estabelecido no concelho entre 1847 e 1869. Com base em documentos da Câmara Municipal, em entrevistas e nas observações do autor, “Breve Notícia de Sines” faz um retrato económico, social, político e humano do concelho e traz às elites locais da altura a recordação de Vasco da Gama como natural de Sines. A apresentação da obra estará a cargo de João Madeira (Universidade Nova de Lisboa).

A sessão de apresentação inclui a projeção do filme «Eu», uma produção da Câmara Municipal de Sines sobre Cláudia de Campos, com realização de Diogo Vilhena, produção executiva de António Campos e coordenação do Arquivo Municipal.

Fonte: CMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *