Sines: Fórmula Futuro marca estreia da região no calendário motonáutico

Formula_FuturoA Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM) e o Município de Sines organizam este fim de semana uma ação de formação da Fórmula Futuro, destinada a jovens do concelho, dos 8 aos 18 anos e, ainda, a oitava jornada do Campeonato Nacional desta disciplina.

Este evento está a decorrer junto à Marina, e assinala a estreia do desporto náutico motorizado na região que oferece condições de excelência para a prática das várias disciplinas integradas na Federação Portuguesa de Motonáutica pelo que se espera, em 2015, poder alargar a atividade desportiva da FPM, em Sines.

Numa forte aposta da federação, esta classe de iniciação na motonáutica, visa dinamizar a modalidade e tem-se revelado muito importante no desenvolvimento da atividade desportiva pelo numero de novos praticantes, que anualmente participam nestas iniciativas, estando já alguns deles a disputar o Campeonato Nacional nas classes de competição.

Para participar as regras básicas passam por saber nadar e ter gosto pelas atividades náuticas, sendo que nas classes 1, 2 e 3, os pilotos são sempre acompanhados por um monitor credenciado da F.P.M., enquanto estiverem em prova.

Também, os resultados Internacionais de mérito alcançados até à data comprovam que a Fórmula
Futuro tem tido uma dinâmica muito positiva. No passado mês de Julho a Selecção Nacional participou nos Campeonatos do Mundo e da Europa que se realizaram em Duisburg, na Alemanha, onde a bandeira de Portugal foi hasteada 14 vezes.

Na classe 2, Hugo Piedade sagrou-se Campeão da Europa de Slalom e Vice-Campeão da Europa na geral, enquanto Diogo Câmara, na classe 5, ocupou o 3.º lugar do pódio em manobras, em slalom e na geral.  No Mundial, Gonçalo Teixeira, na classe 2, foi Vice-Campeão em Slalom e Diogo Câmara (classe 5) Campeão do Mundo, também, em Slalom. Já Gonçalo Clérigo (classe 1) conquistou o 3.º Lugar em Manobras e em Slalom.

Recorde-se, ainda, que em 2012, a Selecção Nacional da Fórmula Futuro participou com 6 elementos no Campeonato do Mundo, em Praga (Republica Checa), onde entre 11 Países presentes obteve o 5.º lugar da geral.

A nível individual, Tiago Pereira, de 14 anos, conquistou o 1.º lugar na disciplina de manobras e o 5.º na de slalom, o que permitiu sagrar-se Vice-Campeão do Mundo, na classe 4.

Destaque, também, para o Titulo de Campeão do Mundo, alcançado por Sebastião Rodrigues na classe 5, no Mundial de 2010, em Inglaterra, e o 3.º lugar de Leandro Guerreiro, no Europeu.