Sines: Faleceu Durval da Prata Ferreira (1939-2017)

créditos * CMS Foto: Durval Prata Ferreira na homenagem que lhe foi feita pelo Vasco da Gama Atlético Clube, em 2016.

O presidente da Câmara Municipal de Sines lamentou hoje o falecimento de  Durval Prata Ferreira, considerando-o um dos mais eminentes  sinienses da sua geração.

Nascido em Sines em 1939, Durval Prata Ferreira, faleceu esta quarta-feira, vitima de doença prolongada.

“Com uma vida dedicada à sua terra em diversas qualidades: autarca, dirigente associativo, músico, carpinteiro e cozinheiro, Durval foi um resistente antifascista e um dos fundadores do poder local em Sines, tendo integrado a Comissão Administrativa que geriu a autarquia entre 1974 e as primeiras eleições democráticas”.

Foi eleito para a Assembleia Municipal de Sines (três vezes), para a Assembleia de Freguesia de Sines (três vezes) e para a Junta de Freguesia de Sines (uma vez), pelas listas da APU e da CDU.

Dos Bombeiros Voluntários ao Vasco da Gama Atlético Clube, passando pela Comissão do Carnaval e pela Associação de Artesãos, a sua colaboração com as coletividades do concelho foi permanente.

Foi, durante décadas, a figura tutelar da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense.

O modo exemplar como dirigiu o refeitório da Câmara Municipal de Sines valeu-lhe a atribuição da menção de “mérito excecional” pela autarquia.

Pelo seu contributo para a sua comunidade, recebeu a medalha de mérito municipal em 1994.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*