Sines: Festival Internacional de Cinema Infantil no CAS

logo_festival_playO Play – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa apresenta em Sines uma seleção das melhores películas (curtas e longas metragens) da sua primeira edição, que decorreu este ano, no Cinema São Jorge.

As sessões em Sines realizam-se nos dias 14, 21 e 28 de setembro, às 11h00, no Auditório do Centro de Artes. A entrada é livre, sem reserva de bilhete, limitada à lotação da sala.

O Festival Play é o primeiro festival de cinema em Portugal totalmente dedicado às crianças e jovens. Procura promover o acesso à cultura e mais especificamente o gosto pela 7.ª arte, criando espectadores para o futuro desde a mais tenra idade.

A primeira sessão a realizar em Sines, no dia 14 de setembro, destina-se à faixa etária 3-5 anos e é subordinada ao tema “ser diferente é ser igual aos diferentes ou diferente de todos”. Será mostrado um conjunto de curtas-metragens de vários países com que se pretende desenvolver o conhecimento explorando o território de faz-de-conta do cinema, tão semelhante ao de uma criança.

No dia 21 de setembro, serão projetadas várias curtas-metragens dedicadas à faixa etária dos 6 aos 9 anos, idade que coincide com o início da escolarização e consequente maior necessidade de organização do pensamento. Estes filmes, na sua construção narrativa, ajudam as crianças a organizar as suas próprias narrativas.

Finalmente, no dia 28 de setembro, a sessão terá uma única longa-metragem, “Clara e o Segredo dos Ursos”, filme que nos traz a história de Clara, uma rapariga de 13 anos que vive nos Alpes Suíços e é dona de uma sensibilidade rara.

Mais informações em www.centrodeartesdesines.pt.