Sines: FMM regressa a Porto Covo e promete ‘sons do planeta’

Jaipur Maharaja Brass Band 1O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, a maior celebração das músicas do mundo realizada em Portugal, volta a encher Sines de sons de todo o planeta entre 18 e 26 de julho.

Será a 16.ª edição do festival, marcada pelo regresso do núcleo de Porto Covo, nos três primeiros dias, e por um programa intenso de concertos, animação de rua e iniciativas paralelas. Angélique Kidjo, Mulatu Astatke, Balkan Beat Box, Ibrahim Maalouf, Fatoumata Diawara & Roberto Fonseca, Kayhan Kalhor & Erdal Erzincan, Oliver Mtukudzi e Tigran são alguns dos artistas em destaque.

O Irão, a Turquia, a Coreia do Sul, a Tanzânia, o Zimbabué, o Benim e São Tomé e Príncipe fazem a sua estreia no festival, elevando para uma centena o número de países e regiões que já passaram pelo mais aventureiro acontecimento musical português.

Três figuras históricas da música do continente vão estar em Sines: a mais internacional estrela africana, Angélique Kidjo (Benim), a lenda do ethio-jazz Mulatu Astatke (Etiópia) e Oliver Mtukudzi, patriarca da música do Zimbabué. A cantautora maliana Fatoumata Diawara regressa ao festival num projeto com o pianista cubano Roberto Fonseca. Outro espetáculo africano a merecer grande expetativa é o dos tanzanianos Jagwa Music, que dão o concerto final no palco da praia. Também a não perder as presenças do guitarrista Teta (Madagáscar), da banda Mamar Kassey (Níger) e da dupla Debademba (Mali / Burkina Faso).

O grupo Balkan Beat Box ocupará um lugar de destaque na programação, cabendo-lhe encerrar o programa de concertos no Castelo.

Quanto à música portuguesa, são sete os espetáculos programados para esta edição do festival: Custódio Castelo & Shina, Zé Perdigão “Sons Ibéricos”, Galandum Galundaina, Ai!, Júlio Pereira, Gisela João e The Soaked Lamb. A estes sete juntam-se as diversas formações da Escola das Artes do Alentejo Litoral e outros grupos que atuam em espaço público ao longo do festival.

O festival não se faz apenas do seu programa de concertos. Há mais para ver, ouvir e fazer em Sines e Porto Covo entre 18 e 26 de julho. Há uma Feira do Disco e do Livro, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Sines, livraria a das artes e VGM, volta à Capela da Misericórdia, entre 21 e 26 de julho, no período 17h00-02h00.

Entre 23 e 26 de julho, às 15h30, no auditório do Centro de Artes, realizam-se sessões de cinema documental: “Timnadine Songs”, de Caitlin M. Roger, e “KORA”, de Jorge Correia Carvalho, no dia 23; “Hereros Angola, de Sérgio Guerra, no dia 24; “Dona Tututa”, de João Alves da Veiga, no dia 25; e “Soundbreaker”, de Kimmo Koskela, no dia 26.