Sines: Ministro da Economia quer que o Porto de Sines seja um exemplo

pireslima

O Ministro da Economia, António Pires de Lima quer que o “sucesso” do porto de Sines seja um exemplo para “todos os portos nacionais”.

O Governante falava em Sines, a propósito do 10º aniversário da primeira escala do navio MSC Cristiana, no Terminal de contentores, concessionado à PSA Sines.

Perante mais de 200 empresários, o ministro realçou o crescimento de 68%, em 2013, da infra-estrutura portuária da PSA Sines, filial da multinacional de Singapura PSA International, considerando-o “impressionante”.

Durante a visita ao porto de Sines, Pires de Lima destacou a “ambição” do Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas (PETI), ao nível do desenvolvimento portuário em Portugal.

Entre os 59 novos projetos prioritários, que fazem parte do Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas, incluiu-se a expansão do Terminal de Contentores do porto de Sines e o desenvolvimento “com caráter prioritário” da ligação ferroviária Sines – Lisboa – Madrid e o resto da Europa.

Recorde-se que, recentemente, a PSA Sines e a Administração do Porto de Sines assinaram um memorando de entendimento que prevê novos investimentos no terminal de contentores de Sines e que, segundo o ministro, será efectivado “nos próximos meses”.

Este novo investimento no Terminal XXI vai permitir um aumento da capacidade anual de movimentação de contentores de 1.7 milhões de TEUs para 2.7 milhões de TEUs, bem como receber três navios de 18.000 TEUs em simultâneo, com ganhos significativos de competitividade.