Sines: ‘Vinhos do Mar’ é a nova aposta dos produtores da costa alentejana

Mais de setecentas garrafas de vinho da costa alentejana foram retiradas esta quinta-feira do fundo do mar para serem oferecidas às tripulações dos navios que participam na regata Tall Ships 2017 que se realiza, de 28 de abril e 1 de maio, em Sines.

As garrafas de vinhos tinto e branco, de sete produtores da região do Alentejo Litoral, foram mergulhadas no Porto de Recreio de Sines, em setembro de 2016, e, durante sete meses sujeitas a uma temperatura de 15 graus para acelerar o processo de envelhecimento.

Carlos Trindade, produtor da Herdade da Barrosinha, garante que o resultado não podia ter sido melhor.

O produtor diz que os vinhos têm os aromas mais desenvolvidos do que as garrafas que não foram mergulhadas

 

Durante os sete meses em que as garrafas estiveram em maturação, os produtores puseram mãos à obra e desenvolveram a marca certificada ‘Vinho do Mar’ que será mergulhado “todos os anos” a uma profundidade de sete metros.

O produtor diz que a APVCA está a avaliar a qualidade de todos os vinhos 

 

A intenção dos produtores é apoiada pela Câmara Municipal de Sines que quer dar continuidade ao projeto.

O autarca quer unir esforços e realizar “outras iniciativas” nos próximos anos para “atrair mais turismo a esta região”

 

A ideia é aplaudida por Ceia da Silva da Entidade Regional de Turismo do Alentejo que além de elogiar as características do vinho apelou à sua comercialização.

Ceia da Silva acredita que o vinho pode ganhar escala económica nos próximos anos

A maioria dos exemplares retirados ontem do fundo do mar foram adquiridos pela Câmara de Sines para serem entregues aos comandantes dos navios num evento integrado na regata Tall Ships 2017 que vai decorrer no próximo dia 29 de abril em Sines.

Share

Deixar uma resposta