ULSLA comemora 35º aniversário do Serviço Nacional de Saúde

ulsla_35snsA Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) junta-se às comemorações do 35º aniversário do Serviço Nacional de Saúde, com a programação de iniciativas, no âmbito do seu eixo temático “Mais Saúde, Melhor Saúde”, de 1 a 15 de setembro.

Até 20 de setembro, a ULSLA e a sua Unidade de Cuidados na Comunidade de Sines, em parceria com a Câmara Municipal de Sines (CMS), lançam o concurso de fotografia “Momentos de Amamentação”, para assinalar também as comemorações da Semana Mundial da Amamentação.

As fotografias a concurso devem resultar de momentos de amamentação que enfatizem o slogan comemorativo que a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) definiu para 2014: “Amamentação: Um ganho para toda vida!”.

Os vencedores serão conhecidos a 9 de outubro, pelas 18h00, na Cafetaria do Centro de Artes de Sines.

No dia 10 de setembro, a ULSLA e a sua UCC de Odemira comemoram o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, com a apresentação de resultados do estudo “Suicídio e Autópsia Psicológica”, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Odemira. Realizado pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e sob coordenação científica do Coordenador Nacional do Projeto Europeu da Prevenção do Suicídio, Professor Ricardo Gusmão, este estudo intitula-se inovador pela utilização de um instrumento desenvolvido para investigação forense.

A apresentação estará a cargo do Ex-coordenador Executivo do Observatório do Suicídio e Parassuicídio do Baixo Alentejo, José Henrique Santos, psicólogo coautor deste estudo.

A promoção da saúde mental também é a temática que vai ser abordada junto da comunidade feminina do Estabelecimento Prisional de Odemira, no próximo dia 15 de setembro. Esta ação de sensibilização da ULSLA pretende apoiar as mulheres em exclusão social na identificação dos primeiros sinais e sintomas em saúde mental – neurose, psicose, depressão entre outros.