ULSLA: recebe equipamento de oftalmologia no valor de 100 mil euros

Logotipo ULSLAA Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano E.P.E. recebeu recentemente da Administração Regional de Saúde do Alentejo I.P. um equipamento de Tomografia de Coerência Óptica (OCT), no valor de cerca de 100 mil euros.

 

O OCT (Optical Coherence Tomography, da sigla em inglês) é o único exame capaz de ver, detalhadamente e em três dimensões, a retina e o nervo óptico, proporcionando um exame muito mais específico das respetivas superfícies. Trata-se da mais recente tecnologia para diagnóstico de um grande número de patologias oftalmológicas.

O OCT gera imagens altamente precisas das estruturas internas do olho e deteta variações mínimas da retina e do nervo ótico, sendo fundamental para o diagnóstico precoce e controle de progressão das doenças oculares, como retinopatia proliferativa, degenerescência macular e alteração do nervo óptico, por exemplo.

Este exame é realizado com imagens de alta definição (HD) que se assemelha a cortes histológicos da retina mostrando as suas várias camadas.

Segundo a oftmalogista da ULSLA, Lurdes Rosário, “a oftalmologia de hoje não dispensa esta poderosa ferramenta, em conjunção com outros meios mais convencionais, pois a sua aplicação abrange variadíssimas doenças, e sobretudo no que respeita à retinopatia diabética e glaucoma, é, sem dúvida, de máxima utilidade”.

Para além da prestação de melhores cuidados oftalmológicos no Litoral Alentejano, os utentes já não necessitam de recorrer a outras unidades hospitalares para a realização destes exames.

Fonte: ULSLA